17Jul
Ter uma casa sustentável é possível

A construção civil é uma área que gera resíduos sólidos que impactam no meio ambiente desde a fabricação de materiais até a conclusão da obra. O processo de reciclagem e reaproveitamento de restos de construção ainda custa caro e não é acessível a todos. Diante do cenário de poluição que vivemos, empresas de diversos locais do planeta investem na produção de materiais de construção sustentáveis.

Ter uma casa sustentável é possível

Como a qualidade do meio ambiente depende de todos nós, o Grupo Ricanato reuniu algumas dicas para quem quer realizar uma obra com redução nos impactos ambientais:

Concreto reciclado
O concreto comum é um composto de cimento, água e areia, acrescido de pedras (brita). O problema é a extração de recursos naturais para cada componente. A ideia do concreto reciclado é usar os resíduos da própria obra para substituir os materiais de fontes naturais. Assim, outros materiais como tijolos e telhas, que iriam para o lixo, são reutilizados e acrescentados à mistura, gerando um material de construção sustentável.

Lâmpadas de LED
Diferentes das lâmpadas incandescentes, que já foram retiradas do mercado, as lâmpadas de LED duram muito, cerca de 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e 4 vezes mais do que as fluorescentes, segundo o INMETRO. Portanto, são mais econômicas e representam a melhor opção em termos de iluminação.

Tijolos ecológicos
O tijolo ecológico é um modelo muito utilizado no Brasil. Ao contrário dos tijolos convencionais, não há utilização de forno nem queima de madeira: o tijolo é enformado em uma prensa hidráulica. O formato do tijolo também é uma vantagem, pois cria uma trava por meio de furos e encaixes estratégicos, diminuindo o gasto de argamassa.

Mais dicas
Já é possível encontrar no comércio da capital, opções de pias, vasos sanitários e torneiras que contam reguladores que permitem a redução do gasto de água, evitando desperdício e causando economia.

Outra opção é a instalação de painéis solares que, além de gerar economia com energia elétrica, também garante desconto no IPTU. 

O Grupo Ricanato está a quase 3 décadas ligado à cidade de Palmas e ao Tocantins. Pensou em empreendimentos imobiliários no estado, fale com a gente!

RECEBA AS NOVIDADES DO GRUPO RICANATO