29Out
ORGANIZAÇÃO É PEÇA-CHAVE PARA DIMINUIR GASTOS DOMÉSTICOS

O ano de 2018 não foi muito bom para a economia brasileira. Com isso, várias pessoas acabaram ficando endividadas. Com o mês de dezembro chegando as preocupações aumentam. Ceia e presentes de Natal, rematrícula, material escolar, renovação de documentos, roupas, enfim, são vários gastos que aparecem nesse período.

ORGANIZAÇÃO É PEÇA-CHAVE PARA DIMINUIR GASTOS DOMÉSTICOS

Agora é hora de pensar em como quitar as dívidas antigas e programar os novos gastos para esse fim de ano e para o ano que se inicia. As palavras de ordem desse processo são organização e planejamento. Para quem não sabe por onde começar, olha só o “Passo a Passo da Quitação” que preparamos abaixo:







PASSO A PASSO DA QUITAÇÃO – para que seu 2019 seja financeiramente tranquilo

O ano de 2018 está acabando e quem quer garantir um ano novo estável tem que começar a se organizar agora. Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar nesse processo.

1) Comece hoje a se organizar, não deixe para depois. Quanto mais você atrasa o início mais vai demorar para ter os resultados.
2) Tire um tempo para reunir todas as dívidas existentes, desde a menor até a maior.
3) Coloque todas elas em uma tabela ou na sua agenda pessoal. Primeiro as mais fáceis de serem resolvidas e depois as mais caras ou complicadas.
4) Faça uma outra tabela com todas as suas entradas fixas nesse fim de ano (salário, bonificação, décimo terceiro, freelance, venda de algum objeto, etc.)
5) Agora você tem um panorama de quanto está devendo e quanto de dinheiro tem para entrar na sua conta, agora está na hora de organizar suas despesas de fim de ano.

Novembro, dezembro e janeiro são meses que costumamos ter gastos excessivos. Presentes de Natal, viagem de férias, ceia, rematrícula da escola, uniforme e materiais novos, renovação de documentos, comprar roupas e sapatos ou ainda trocar algum eletrodoméstico, enfim, as possibilidades são várias, mas se o foco é quitar as dívidas, você terá que abrir mão de algumas dessas coisas.

A. Que tal juntar a família e fazer uma ceia conjunta? Assim cada um leva algo e todos economizam.
B. Vai ter que viajar? Veja onde você pode cortas gastos, programe para parar em locais mais baratos e fazer passeios que não gastem tanto dinheiro. Se ainda não programou nada, talvez seja melhor ficar na sua cidade ou fazer uma viagem mais econômica.
C. Ao comprar material escolar, uniforme, eletrodomésticos compre o que é realmente necessário. Faça uma lista com tudo o que precisa e COMPARE PREÇOS. A economia pode chegar até 50%.
D. Deixe para renovar o guarda-roupa ou trocar de celular em outra época, a prioridade agora é outra.

Depois de ter um panorama do seu fim de ano com todos os gastos necessários, dívidas e faturamento está na hora de se organizar e colocar a economia em prática!
• Programe um gasto fixo para o fim de ano, quanto irá para a ceia, quanto irá para os presentes, para a viagem, para os materiais e etc.
• Veja quanto do seu faturamento sobrou. Compare esse valor com as contas menores, fáceis de serem quitadas e se organize para pagá-las assim que possível. Assim você vai eliminando aos poucos cada uma.
• Para quitar as dívidas maiores você pode ligar nas empresas que está devendo e fazer um acordo. Na maioria das vezes o valor total é parcelado de forma que fique bom para o cliente e isso demonstra um interesse do mesmo para resolver o problema.
• Se antecipe aos períodos de grande movimentação, procure comprar com antecedência tudo o que for usar durante esse período, desde a comida até o material escolar.
• Guarde um valor para alguma emergência. É difícil, mas qualquer quantia já serve na hora do aperto.
• Se policie para não extrapolar o orçamento feito previamente. É preciso disciplina e dedicação para conseguir passar por essa situação.

Pronto. Assim seu fim de ano será tranquilo e organizado, com todos os gastos previstos. Dessa forma fica mais fácil começar 2019 com o pé direito, acabar com as dívidas e ter mais tranquilidade e qualidade de vida.

Aqui na Ricanato queremos ver você e sua família aproveitando, da melhor forma, todos os momentos da sua vida!
 

O Grupo Ricanato está a quase 3 décadas ligado à cidade de Palmas e ao Tocantins. Pensou em empreendimentos imobiliários no estado, fale com a gente!

RECEBA AS NOVIDADES DO GRUPO RICANATO