14Nov
LEVOU CHOQUE NO CHUVEIRO? TEM ALGO DE ERRADO!

Chegar em casa depois daquele dia de trabalho, tirar a roupa e o sapato, entrar em um banho quente e… tomar um choque? Quem nunca levou aquele sustinho ao ligar o chuveiro e uma leve corrente elétrica atravessar o corpo? Isso significa que sua instalação elétrica está com problemas.

LEVOU CHOQUE NO CHUVEIRO? TEM ALGO DE ERRADO!

Para que o chuveiro libere a água na temperatura que você quer é preciso que dentro dele exista uma resistência elétrica (essa pecinha da foto acima).
Ao receber a tensão elétrica ela faz com que a água que passa pelo chuveiro esquente, isso de acordo com o gosto do banhista que altera o valor da resistência ao abrir ou fechar a torneira. Quanto mais fechada a torneira, maior será a resistência e a passagem de corrente elétrica, e, consequentemente, maior será a temperatura.


Ta bom, mas e porque tomamos o choque?


Como a água que banhamos tem sais minerais em sua composição, ela se torna um ótimo condutor elétrico, assim como o metal que compõe a torneira da maioria dos banheiros.
Parte da eletricidade que flui pela resistência do chuveiro acaba escapando e entra em contato com a água e escorre até sua torneira e assim ela fica energizada. Contudo, essa corrente elétrica que escapa é bem baixa e às vezes não consegue romper a resistência da pele, porém, um pequeno corte no dedo ou uma cutícula má tirada já são suficientes para baixar essa resistência. É quando acontece o famoso choquinho.


Mas não ache que isso é normal, mesmo com a resistência corporal baixa esse choque não deve acontecer, isso aponta que sua instalação elétrica não está certa, e na maior parte das vezes o problema é com o aterramento que existe justamente para proteger os aparelhos das oscilações de energia e desvia as correntes elétricas excedentes para a terra se houver defeito nas instalações, evitando que você ou seus utensílios domésticos sejam prejudicados.


Algumas dicas fazem a diferença! Queremos ver você vivendo bem e sem prejuízos.
 

O Grupo Ricanato está a quase 3 décadas ligado à cidade de Palmas e ao Tocantins. Pensou em empreendimentos imobiliários no estado, fale com a gente!

RECEBA AS NOVIDADES DO GRUPO RICANATO